Vigilis

O Vigilis é um sistema que produz, de forma sistemática e periódica, um conjunto de dados estatísticos indicadores do nível de Segurança da Internet Portuguesa. Nasceu no âmbito de um projecto de Disseminação do CERT-IPN com o nome de Nonius, sendo que actualmente é um projecto do grupo Software and Systems Engineering do CISUC (Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra).
O Vigilis, acarreta por inerência um carácter comunitário e de intervenção social. Os seus objectivos podem ser englobados em dois grupos distintos, um grupo representativo da perspectiva social do projecto e outro representativo da perspectiva técnica.

Resultados e Âmbito Execução

De quatro em quatro meses será executada uma nova iteração do Vigilis, e serão publicados os respectivos resultados.
Compreende-se por iteração do Vigilis, o rastreamento e sucessiva carga de testes em todo o âmbito de execução.
Os resultados de cada iteração são subdivididos por várias secções, nomeadamente referentes às vulnerabilidades técnicas e aos testes de presença de malware. Contudo, o principal resultado é o NSIP (Nível de Segurança da Internet Portuguesa), um valor entre zero e dez que representa um dado indicador do nível de segurança mediante o âmbito de execução e a respectiva carga de testes.

O âmbito de execução do Vigilis, tal como referido, é a Internet Portuguesa. No seio do projecto, entende-se por Internet Portuguesa o conjunto total de endereçamento IPv4 alocado no RIPE NCC para Portugal, e uma lista de domínios .pt elaborada pelo Vigilis.
Ao contrário do conjunto de endereçamento IPv4, a lista de domínios não é de abrangência plena, ou seja, não é garantida a inclusão de todos os domínios .pt existentes. A referida lista conta com uma constante actualização, ou seja, terá tendência a aumentar de iteração para iteração.

Ao contrário do conjunto de endereçamento IPv4, a lista de domínios não é de abrangência plena, ou seja, não é garantida a inclusão de todos os domínios .pt existentes. Este facto é inerente à forma de elaboração da referida lista, que simplificadamente pode-se descrever como uma junção das seguintes técnicas: revers-DNS, pesquisas WHOIS e pesquisas em motores de busca web.

Resultados Produzidos

De quatro em quatro meses será executada uma nova iteração do Vigilis, e serão publicados os respectivos resultados.
Compreende-se por iteração do Vigilis, um rastreamento completo e sucessiva carga de testes em todo o âmbito de execução.
O resultados de cada iteração são subdivididos por várias secções, nomeadamente referentes às vulnerabilidades técnicas e aos testes de presença de malware. Contudo, o principal resultado é o NSIP (Nível de Segurança da Internet Portuguesa), um valor entre zero e dez (com uma escala qualificativa adicional) que representa um dado indicador do nível de segurança mediante o âmbito de execução e a respectiva carga de testes.
Os resultados de cada iteração serão publicados, após um processo de animação, neste web-site.

Enquadramento Legal

Todos os procedimentos ou acções efectuadas pelo Vigilis são completamente legais mediante a Lei vigente.
Nomeadamente em relação ao quadro legal apresentado nas Leis:

Durante a especificação inicial do Vigilis foi feito um estudo sobre a viabilidade legal do projecto, de forma a garantir a total conformidade com a Lei de todas as técnicas e procedimentos utilizados na implementação deste. O referido estudo foi efectuado aquando do ínicio do projecto (na altura Projecto Nonius), tendo sido este conduzido pelo CERT-IPN e pelo departamento jurídico do IPN.